POESIA

J.R. Silva
2 min readMar 25, 2024

--

Se eu tivesse que adivinhar qual seria o propósito da vida eu diria uma coisa apenas: poesia.

Não apenas a poesia clássica, escrita com papel e caneta, de Homero, Shakespeare e companhia, mas todas as formas de arte: música, literatura, pintura, além de outros empreendimentos criativos que trazem cor e alegria ao mundo. Para mim, tais atividades fazem a vida valer a pena, porque nos fazem desfrutar de emoções, sonhos e fantasia.

É difícil fazer uma descrição precisa das emoções que sentimos ao ouvir uma música da qual gostamos muito, apesar do fato de que uma certa canção pode instantaneamente elevar nossa baixa moral, nos tirar do torpor, ou até inspirar nossa própria criatividade, que para mim é a mais alta inspiração humana, sendo seu propósito definitivo.

O que sentimos ao ler um fabuloso romance, sobre o qual o autor se debruçou por semanas, meses ou até mesmo anos para nos proporcionar emocionantes aventuras, romance ou até mesmo um senso elevado de justiça? Tais momentos e emoções não têm preço, e deveríamos ser eternamente gratos aos escritores que dedicam suas vidas, o que que alguns chamam de tempo livre, para trazer ao mundo belas e emocionantes obras.

Deveríamos agradecer também a oportunidade que temos de viver em uma época tão rica em histórias que nos fazem vibrar, que nos permitem sentir e enobrecem nossa existência mundana e humana. Não importa o extrato social social de façamos parte, do mais humilde ao mais elevado, o contato com a arte nos salva, ainda que or algumas horas, do desespero existencial de existências lúgubres e inóspitas.

Da mesma forma, podemos ser arrebatados por uma obra de arte, seja ela uma pintura ou escultura, que evoque em nosso íntimo um sentimento de pertencimento a algo maior do que nós, como se tudo fizesse sentido ali, naquele exato momento de apreciação. em que reconhecemos uma parte de nós mesmos na beleza expressa pela arte, e nos conectamos com ela de uma forma que as palavras são incapazes de expressar.

De uma maneira enigmática para os amantes da arte, existem outros que retiram sua inspiração de outras fontes. Atividades como a matemática, a filosofia, a economia, a política e os esportes trazem significado aos fãs mais intensos.

Talvez a questão não seja a apreciação da atividade em si que dê significado à vida, mas maneira pela qual o coração é tocado por isso.

--

--

J.R. Silva
J.R. Silva

Written by J.R. Silva

Journalist, author, painter, dog and movie lover. I write about the whimsical things in life.

No responses yet